terça-feira, 18 de novembro de 2014

2º Seminário de Estágios


por Amanda Leite

O curso de Pedagogia realizou o 2º Seminário de Estágios. Nesta oportunidade estiveram presentes acadêmicas/os e professoras do curso de Pedagogia e representantes dos campos de estágio da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
 




O tema de reflexão das Professoras Angela Noleto da Silva - (UFT campus de Palmas) e Vânia M. A. Passos (UFT - campus de Miracema) foi "Docência e Pesquisa na formação de Pedagogas/os". Além da mesa temática, os trabalhos realizados pelos/as acadêmicos/as em seus respectivos campos de estágio foram socializados e debatidos ao longo da programação.

O encontro ainda provocou a reflexão sobre as aprendizagens que acontecem nos campos de estágio e as pesquisas que são produzidas através das experiências dos estágios supervisionados. 
 

A comissão organizadora agradece a participação de todas/os no evento!


 Observação: Confira as fotos do evento na aba Fotografia!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Educação no Brasil

Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola.

Leia mais em:http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

10 Seminário de Iniciação Cientifica

Estão abertas até o dia 13 de outubro as inscrições para a décima edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Universidade Federal do Tocantins, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de novembro de 2014.


As inscrições podem ser feitas por meio do site do Seminário, no link http://eventos.uft.edu.br/index.php/sic/index/schedConfs/current.

Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT UFT) convida a todos os interessados 

a participarem da FECIT 2014 - Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia. 

                                                                                                                         
De 07 a 10 de outubro (CUICA)
Abertura dia 07 às 20h no CUICA
Apres. dos trabalhos dias: 08 e 09 (Espaço cultural) 


Vale a pena conferir. Mais informações no site:  http://ulbra-to.br/fecit/

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que as inscrições para o processo seletivo para o Programa de Monitoria foram prorrogadas até o dia 30 de setembro (próxima terça-feira). O programa equivale ao semestre 2014/2.

Alunos que estejam cursando ou já tenham cursado um período letivo podem se inscrever para participar do programa que visa contribuir para a formação acadêmica do estudante. Outros pré-requisitos são necessários para a inscrição a vaga e podem sem encontrados no Edital de Abertura. O processo seletivo termina no dia 20 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Edital de Prorrogação de Prazo.

Disponivel em:http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/13359-prazo-prorrogado-para-inscricoes-em-programa-de-monitoria

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pela primeira vez no Tocantins, o Grupo de Teatro Galpão

Por Vanessa Mesquita e Samuel Lima



Pela primeira vez no Tocantins, o Grupo de Teatro Galpão fará apresentações em Palmas e Araguaína. Na sexta-feira (19), o Grupo realiza um bate-papo às 10h no Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis. A noite, às 21h, o espetáculo "Os Gigantes da Montanha" é apresentado no Gramado do Espaço Cultural. Em Araguaína a peça será realizada no dia 21, domingo, as 21h na Praça São Luiz Orione. Além disso, oficinas de Teatro serão realizadas nas duas cidades. Em Palmas, a oficina "Encontro com o Grupo Galpão" será realizada no sábado (20), às 9h no Câmpus Palmas da UFT. No câmpus de Araguaína acontecerá no domingo (21), às 9h, na Unidade Cimba.
Momento da Peça Gigantes da Montanha do Grupo Galpão (Foto: Thiago Costoli / Divulgação)
Momento da Peça Gigantes da Montanha do Grupo Galpão (Foto: Thiago Costoli / Divulgação)

A peça "Os Gigantes da Montanha" originalmente escrita por Luigi Pirandello, debate o lugar da arte no mundo ao contar a chegada de um grupo teatral decadente a uma vila mágica e isolada, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Para Simone Ordone, atriz do Grupo, "a peça questiona o lugar da poesia no mundo dos Homens cada vez mais brutalizados pelo dinheiro. O mundo está cada vez mais carecendo de sonhos, fantasias e ficção. Na peça, a Vila do mago Cotrone, os sonhos se tornam reais." Com uma mistura de fantasia e uma crítica aos valores modernos sobre a cultura, a peça recebeu excelentes críticas pelo Brasil. Considerada a Melhor Estreia Teatral de 2013, pelo Guia da Folha de São Paulo, a peça também recebeu o Prêmio Questão de Crítica 2013 de Direção Musical e Trilha Sonora Original e o Prêmio Copasa SInparc de Artes Cênicas 2014 de Maior Público e Melhor Figurino.

No Câmpus Palmas, as alunas do curso de Artes-Teatro Kelcy Emerich e Amanda Diniz foram convidadas a produzir a oficina. Kelcy diz que acredita na importância da oficina e do espetáculo para a comunidade. "Com isso vamos trazer uma maior visibilidade para o curso de Licenciatura em Teatro, possibilitando aos alunos, professores e comunidade palmense uma interação direta no compartilhamento e troca de experiência com um grupo de teatro com mais de 30 anos de estrada. E também vamos abrir caminhos através da oficina, estimulando a produção cultural dentro do curso, bem como o compartilhamento de ideias". As inscrições para a oficina já terminaram, e o resultado dos dez escolhidos para participar deve sair durante o bate-papo com o grupo na sexta-feira.

Ainda a ser realizada, a peça já deixa um gosto de "quero-mais" para o público, assim como para o Grupo Galpão. "Para nós que gostamos de levar nossos espetáculos à novas praças, estamos com boas expectativas. Por enquanto não há previsão de retorno. Como o futuro à Deus pertence, temos esperanças de levar nossos outros trabalhos para Palmas numa próxima oportunidade", diz Simone.

Serviço:
Programação em Palmas:
Bate-Papo com Grupo Galpão: Sexta-feira, 19 de Setembro, 10h
Espetáculo "Os Gigantes da Montanha": Sexta-feira, 19 de Setembro, 21h
Oficina "Encontro com Grupo Galpão": Sábado, 20 de Setembro, 9h

Programação em Araguaína:
Espetáculo "Os Gigantes da Montanha": Domingo, 21 de Setembro, 21h
Oficina "Encontro com Grupo Galpão": Domingo, 20 de Setembro, 9h

Ficha Técnica:
Peça “Os Gigantes da Montanha” - Grupo Galpão
Direção: Gabriel Villela
Sinopse: "Os gigantes da montanha" é um exemplo da potência da palavra poética do autor, ensaísta e diretor de teatro siciliano, reconhecido por uma obra que equilibra poesia e reflexão sobre arte e ciência. Inacabada, interrompida pela morte do autor – a obra possui final em aberto, permitindo diversas interpretações e contribuindo para a reflexão sobre as inúmeras possibilidades da ficção teatral.
A peça narra a chegada de um grupo teatral decadente a um misterioso lugarejo isolado do restante do mundo, governado pelo mago Cotrone. A condessa Ilse, uma das atrizes principais, está obcecada pela montagem de “A fábula do filho trocado” – e o mago Cotrone convence os atores a permanecerem na vila representando apenas para si mesmos, construindo os fantasmas necessários para completar o elenco. Como a condessa exige que o espetáculo seja apreciado por uma grande público, a solução será convidar os gigantes da montanha, povo vizinho que não valoriza as atividades artísticas.


http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/13335-pela-primeira-vez-no-tocantins-grupo-galpao-apresenta-espetaculos-e-oficinas

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

II Semana de Intercurso de Filosofia e Teatro


A II Semana de Intercurso de Filosofia e Teatro, que acontece entre os dias 24 e 28 de novembro, está com o período de inscrições para a submissão de trabalhos acadêmicos aberto até o dia 25 de setembro. O evento, que tem como tema “O Delírio da Razão”, acontece no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas.

O Edital do evento prevê a seleção de até 24 trabalhos em duas categorias de apresentação - Comunicação Científica Oral e/ou Comunicação Híbrida. Os trabalhos a serem selecionados na natureza de apresentações orais, são aqueles que não contenham a ocorrência de demonstrações práticas, já os de natureza híbridas são os que além da apresentação oral terão demonstrações práticas.  

Poderão inscrever trabalhos de alunos, ex alunos, professores, técnicos e comunidade interessada, por meio do e-mailsemanadeintercursos_artesfilosofia@hotmail.com. Para a inscrição, os interessados devem anexar ao e-mail a Ficha de Inscrição, disponível no Anexo I do Edital nº 01/2014 - Seleção - II Semana Intercurso, juntamente com o resumo expandido do trabalho. A publicação dos Anais da Semana está prevista o próximo ano, 2015. 

A abertura do evento acontece no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Campus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas, e contará com a presença dos os professores Laurent Bove (UJV, Amiens- França) e o professor Ildeu Moreira Coelho (UFG).

Últimos dias para realização da Matrícula Web


Mais de 5 mil estudantes de graduação da Universidade Federal do Tocantins já fizeram suas Matrículas via Web. E você, já fez a sua? O período de renovação de matrícula termina nesta sexta-feira (12). 

O procedimento dever ser realizado por meio do login no Portal do Aluno. Nele, os estudantes devem solicitar inclusão ou exclusão de disciplinas que querem cursar no próximo semestre letivo, 2014/2. Aqueles que não realizarem a matrícula web ficam sujeitos ao saldo de vagas restante no período de reajuste de matrícula eletrônico, que de acordo com os Calendários Acadêmicos de Araguaína, Gurupi, Palmas e Porto Nacional e o de Arraias, Miracema e Tocantinópolis, será nos dias 23 a 29 de outubro. 

Caso surjam dúvidas no ato da renovação a matrícula, o aluno pode acessar o Manual Dúvidas Frequentes Portal do Aluno com perguntas e respostas sobre todos os procedimentos que podem ser realizados por meio do sistema, inclusive a Matrícula Web, ou ainda recorrer ao e-mail para atendimento e acompanhamento direto aos usuários no Portal do Aluno ( portaldoaluno@uft.edu.br).

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Atenção!

Reunião da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 2014/1 
(Profº. Eduardo José Cezari)
Local: Auditório do Bloco A
Horário: 18:45
Data: 03/06

quinta-feira, 27 de março de 2014

I Seminário de Estágios do curso de Pedagogia

Na noite de ontem (26), ocorreu o I Seminário de Estágios do curso de Pedagogia. O evento contou com mais de 80 participantes entre estudantes de cursos de licenciatura, professores/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins e professores/as da rede municipal de ensino da cidade de Palmas/TO.

Na conferência de abertura as professoras Menissa Bessa Carijo e Kátia Cristina Brito abordaram sobre o perfil profissional da/o Pedagoga/o além de refletir sobre os desafios da pesquisa na estruturação do trabalho docente. 


As apresentações dos/as acadêmicos/as contemplaram as experiências vividas nos estágios de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

As pesquisas serão encaminhadas para a biblioteca da UFT e estarão disponíveis para consulta a partir da próxima semana. 

Este encontro foi um marco histórico para o curso de Pedagogia do campus de Palmas/TO. Nos 10 anos de curso, esta foi a primeira ação pública de socialização das pesquisas e das atividades desenvolvidas nos respectivos campos de ensino. Foi uma noite muito gostosa onde pudemos problematizar questões do estágio e da docência e as interfaces entre a teoria e a prática pedagógica. 


Na roda de conversa com representantes dos Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe e  Centro Municipal de Educação Infantil Príncipes e Princesas, as professoras Isis Marcia e Fabiana, exploraram um pouco sobre as dinâmicas de funcionamento das unidades de ensino; o ritmo do cotidiano das salas de aulas e a importância da parceria feita entre as instituições municipais e a UFT. 

A realização deste seminário nos trouxe muita alegria, especialmente por oportunizar que refletíssemos sobre como as experiências dos estágios podem transformar o cotidiano das escolas, articulando a organização do trabalho docente com diferentes metodologias e pesquisas. 

Agradecemos a participação de todos/as.












Comissão Organizadora:
Amanda Mauricio Pereira Leite
Dilsilene Maria Ayres de Santana
Katia Cristina Custódio Ferreira Brito
Menissa Bessa Carijo















quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ALÔ ACADÊMICO, FIQUE LIGADO!


           O mundo em sua era tecnológica nos permite facilitar e nos auxiliar em diversas atividades: telefonemas, informações do mundo na íntegra, pesquisas etc. E para quem habita o ambiente acadêmico essas ferramentas são de grande importância na hora de se fazer algum trabalho, ou artigo, ou dissertação de mestrado e monografias, mas é preciso saber manusear este mundo de informações que está disponível na rede, para que a pesquisa não acabe virando plágio. Infelizmente o plágio é uma ação corriqueira por parte de alguns acadêmicos do ensino superior, por isso estamos publicando esta matéria para fornecer alguns esclarecimentos sobre o plágio e alertá-los dos riscos. Pesquisando sobre o assunto na tentativa de explicar de forma clara sobre o plágio estaremos postando aqui uma cartilha feita com a iniciativa da Comissão de Avaliação de casos de autoria (biênio 2008-2010) do Departamento de Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense. É IMPORTANTE que leiam.







VOCÊ TAMBÉM PODE LER AQUI CARTILHA CLICANDO AQUI

sábado, 25 de janeiro de 2014

Roda de conversa e oficina com alunos do Parfor enfoca desenho como processo lúdico

Alunos das licenciaturas oferecidas no Câmpus de Palmas no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) participaram nesta sexta-feira (24) de atividades intersetoriais sobre o desenho como forma de expressão e instrumento de aprendizagem na Educação Básica.

Pela manhã, uma roda de conversa com Daniel Silva, Diogo Teixeira e Ciro Gonçalves reuniu estudantes dos cursos de Matemática, Informática, Artes-Teatro e Pedagogia no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). À tarde, a programação continuou nos auditórios dos blocos B e C, com oficinas de desenho.
 
Atividades abordaram o papel do desenho no processo ensino-aprendizagem (Foto: Taciano Gouveia)
Atividades abordaram o papel do desenho no processo ensino-aprendizagem (Foto: Taciano Gouveia)


Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Dilsilene Maria Ayres, o objetivo é provocar os alunos do Parfor sobre a importância de se lançar um olhar lúdico sobre o desenho. "É preciso dar atenção a isso no processo de ensino-aprendizagem, para que essa habilidade [dos alunos que desenham] possa ser aproveitada e desenvolvida", comentou.

Mariana Silva, que atua na Educação Básica em Palmas, explica que resolveu participar da oficina por identificação pessoal. "[O desenho] é uma atividade que eu desejo levar para a sala de aula por ser uma linguagem muito próxima das crianças. O mundo das crianças é um mundo de imagens, eles se ligam principalmente naquilo que eles conseguem ver e pegar", comentou.


Por Taciano Gouveia e Thomás Müller

Leia mais em www.uft.edu.br

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fique ligado,PARTICIPE!




O Centro Acadêmico de Direito (CAD), em parceria com o Movimento Universitário da Diversidade Sexual (MUDAS) e Núcleo de Pesquisa Núcleo de Pesquisas em Sexualidade de Miracema, vem convidar a tod@s para participar do I Colóquio de Gênero na Perspectiva Acadêmica e Social.


O evento realizará mesas redondas, oficinas, intervenções artísticas e palestras que objetiva formações, viabiliza discussões teóricas, apresentação de pesquisas e relatos de experiências que expõe a representação do gênero na sociedade e para a sociedade. Gênero será discutido a partir de intersecções com raça/etnia, sexualidade, relações de trabalho, violência e criminalidade, política, movimentos sociais e ações governamentais de promoção do gênero. Desta forma, buscamos a integração e aproximação da academia, militância e interessados nas temáticas de gênero.

CRONOGRAMA:

27/01 (Segunda-Feira)


18h: Inscrições
19h: Mesa de Abertura
19h30min: Mesa redonda:


- Profª. Gisela Bester — ''Subrepresentação feminina na Política brasileira: "apenas" uma questão de gênero?''
- Profª; Bruna Irineu — "Gênero e Diversidade Sexual: Uma análise sobre a participação e controle social"


28/01 (Terça-Feira)


08h30: A professora Amanda Leite, do Curso de Pedagogia, realizará uma oficina discutindo gênero em uma dinâmica que envolve a participação dos presentes.
19h: Exibição do Curta com relatos de experiências gravado com as Professoras do Curso de Direito da UFT
19h30: Mesa redonda

- Profª: Ana Lucia Pereira — "Percalços na trajetória acadêmica e social da mulher negra: algumas experiências"
- Profª. Helga Midori — "Gênero e Arquétipos: contribuições para a educação"


29/01 (Quarta-Feira)


08h30: Exibição de dois Curtas (Eu sou é homem / Amanda e Monique), e roda de conversa com pessoas Transexuais, em celebração do Dia da Visibilidade Trans.
19h: Mesa redonda


Mariana Meriqui Rodrigues — "Feminismo e Diversidade Sexual: dilemas e perspectivas"
Casa Oito de Março e Dina Guerrilheira — "Feminismos no Tocantins"



* As inscrições são gratuitas
** CERTIFICADO de DEZ (10) HORAS
*** Cronograma passível de mudança
**** Locais: As atividades de noite serão todas no Auditório do Bloco III. As atividades da manhã serão na Sala 4 do Bloco I


Mais informações leia aqui.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Professores da Educação Básica superam dificuldades para frequentar cursos do Parfor


O período é de férias escolares, mas muitos professores da Educação Básica da rede pública estadual e municipal do Tocantins continuam em sala de aula. Agora, porém, no lugar de alunos. Eles fazem parte das turmas de licenciaturas do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) oferecidas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e desde o dia 2 de janeiro, até o dia 16 de fevereiro, participam de mais uma etapa presencial dos cursos de graduação.
Aulas presenciais no Câmpus de Palmas (Foto: Deborah Sena/Dicom)
Aulas presenciais no Câmpus de Palmas (Foto: Deborah Sena/Dicom)

O que faz centenas de professores de diversos municípios do estado abrirem mão do tempo que seria de descanso é a busca pela qualificação: implantado em 2010 na UFT, o Parfor é voltado para aqueles que atuam na Educação Básica sem a formação superior exigida pela Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ou que atuam fora da área de formação. E depois de um ano letivo de muito trabalho, os desafios são grandes, especialmente para quem mora fora das cidades com câmpus da UFT, onde acontecem as aulas.

Com salários que variam entre R$ 500 e R$ 1.024, e em grande parte oriundos da zona rural e da rede municipal de ensino, muitos enfrentam dificuldades para arcar com as despesas de transporte, alimentação e hospedagem durante o período de atividades presenciais. Para amenizar essa situação, desde 2011 a Secretaria da Educação do Tocantins concede bolsas de estudo aos professores participantes do Parfor, e diversas prefeituras também têm encontrado alternativas para contribuir com os professores.

"Muitos dirigentes municipais de educação entendem a importância dessa formação e a responsabilidade dos municípios nesse processo e oferecem ajuda de custo, disponibilizam transporte, criam alojamento, estrutura de alimentação... enfim, há várias formas de apoiar os professores e suprir essas necessidades", diz a secretária-executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO), Maria Solange Sousa, ao lembrar que de acordo com o Decreto nº 6.094/2007, que estabeleceu o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, a União, os estados e municípios têm o dever de atuar em regime de colaboração com as famílias e a comunidade pela melhoria da qualidade da Educação Básica.

Quem recebe esse apoio confirma a importância do incentivo. É o caso da professora Katian Sipauba, do município de Bom Jesus, a cerca de 180 quilômetros de Palmas, que estuda Pedagogia no câmpus da capital e conta com uma bolsa da prefeitura de sua cidade para participar do Parfor. Segundo ela, a falta de condições financeiras é um dos principais motivos que impedem professores de cursar o Ensino Superior. Mas, uma vez superado este obstáculo, o resultado é compensador. "A cada módulo que vencemos já levamos uma visão diferenciada para a unidade de ensino, vale a pena", afirma ela.

Este ano (a partir do mês de julho), a UFT forma deve formar cerca de 400 professores-estudantes que ingressaram nas primeiras turmas do Parfor em 2010.



Inscrições para ingresso em 2014/2 seguem até o dia 13 - O prazo de pré-inscrições nos cursos de licenciatura gratuitos do Parfor com ingresso no segundo semestre letivo de 2014 segue até segunda-feira, dia 13. A UFT oferta 570 vagas em 19 cursos, nos sete câmpus da instituição (veja a lista abaixo). As pré-inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico da Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br).

Os cursos são ministrados na modalidade semipresencial, com 20% das atividades acadêmicas desenvolvidas a distância. A parte presencial é ministrada nos câmpus da UFT durante as férias escolares, no início e na metade do ano, como forma de não interromper o trabalho dos professores nas escolas durante o período letivo.
Aulas presenciais no Câmpus de Palmas (Foto: Thiago Bastos/Dicom)
Aulas presenciais no Câmpus de Palmas (Foto: Thiago Bastos/Dicom)

Dirigentes educacionais devem ficar atentos – Além de incentivar os professores de seus municípios e/ou regiões a participarem do Parfor e se inscreverem até o dia 13, os dirigentes de educação precisam realizar a validação das pré-inscrições para confirmar a matrícula dos professores interessados no período de 14 de janeiro a 28 de fevereiro. "A Undime está à disposição desses dirigentes para prestar orientações sobre os procedimentos referentes ao Parfor e também para auxiliar os municípios a encontrar formas de contribuir com a formação dos professores", afirma ela. O contato com a Undime pode ser feito pelo telefone (63) 3234-0207 ou pelo e-mail undime-to@hotmail.com.


Licenciaturas ofertadas na UFT por meio do Parfor:
Araguaína
- Geografia
- História
- Letras/Inglês
- Letras/Língua Portuguesa

Arraias
- Matemática
- Pedagogia

Gurupi
- Geografia
- Matemática

Miracema
- Educação Física
- Pedagogia

Porto Nacional
- Ciências Biológicas
- Geografia
- História
- Letras/Inglês
- Letras/Português

Palmas
- Artes
- Informática
- Matemática

Tocantinópolis
- Pedagogia
Por Deborah Sena e Bianca Zanella
Leia mais em www.uft.edu.br