sábado, 25 de janeiro de 2014

Roda de conversa e oficina com alunos do Parfor enfoca desenho como processo lúdico

Alunos das licenciaturas oferecidas no Câmpus de Palmas no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) participaram nesta sexta-feira (24) de atividades intersetoriais sobre o desenho como forma de expressão e instrumento de aprendizagem na Educação Básica.

Pela manhã, uma roda de conversa com Daniel Silva, Diogo Teixeira e Ciro Gonçalves reuniu estudantes dos cursos de Matemática, Informática, Artes-Teatro e Pedagogia no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). À tarde, a programação continuou nos auditórios dos blocos B e C, com oficinas de desenho.
 
Atividades abordaram o papel do desenho no processo ensino-aprendizagem (Foto: Taciano Gouveia)
Atividades abordaram o papel do desenho no processo ensino-aprendizagem (Foto: Taciano Gouveia)


Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Dilsilene Maria Ayres, o objetivo é provocar os alunos do Parfor sobre a importância de se lançar um olhar lúdico sobre o desenho. "É preciso dar atenção a isso no processo de ensino-aprendizagem, para que essa habilidade [dos alunos que desenham] possa ser aproveitada e desenvolvida", comentou.

Mariana Silva, que atua na Educação Básica em Palmas, explica que resolveu participar da oficina por identificação pessoal. "[O desenho] é uma atividade que eu desejo levar para a sala de aula por ser uma linguagem muito próxima das crianças. O mundo das crianças é um mundo de imagens, eles se ligam principalmente naquilo que eles conseguem ver e pegar", comentou.


Por Taciano Gouveia e Thomás Müller

Leia mais em www.uft.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário