Pela primeira vez no Tocantins, o Grupo de Teatro Galpão fará apresentações em Palmas e Araguaína. Na sexta-feira (19), o Grupo realiza um bate-papo às 10h no Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis. A noite, às 21h, o espetáculo "Os Gigantes da Montanha" é apresentado no Gramado do Espaço Cultural. Em Araguaína a peça será realizada no dia 21, domingo, as 21h na Praça São Luiz Orione. Além disso, oficinas de Teatro serão realizadas nas duas cidades. Em Palmas, a oficina "Encontro com o Grupo Galpão" será realizada no sábado (20), às 9h no Câmpus Palmas da UFT. No câmpus de Araguaína acontecerá no domingo (21), às 9h, na Unidade Cimba.
A peça "Os Gigantes da Montanha" originalmente escrita por Luigi Pirandello, debate o lugar da arte no mundo ao contar a chegada de um grupo teatral decadente a uma vila mágica e isolada, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Para Simone Ordone, atriz do Grupo, "a peça questiona o lugar da poesia no mundo dos Homens cada vez mais brutalizados pelo dinheiro. O mundo está cada vez mais carecendo de sonhos, fantasias e ficção. Na peça, a Vila do mago Cotrone, os sonhos se tornam reais." Com uma mistura de fantasia e uma crítica aos valores modernos sobre a cultura, a peça recebeu excelentes críticas pelo Brasil. Considerada a Melhor Estreia Teatral de 2013, pelo Guia da Folha de São Paulo, a peça também recebeu o Prêmio Questão de Crítica 2013 de Direção Musical e Trilha Sonora Original e o Prêmio Copasa SInparc de Artes Cênicas 2014 de Maior Público e Melhor Figurino.
No Câmpus Palmas, as alunas do curso de Artes-Teatro Kelcy Emerich e Amanda Diniz foram convidadas a produzir a oficina. Kelcy diz que acredita na importância da oficina e do espetáculo para a comunidade. "Com isso vamos trazer uma maior visibilidade para o curso de Licenciatura em Teatro, possibilitando aos alunos, professores e comunidade palmense uma interação direta no compartilhamento e troca de experiência com um grupo de teatro com mais de 30 anos de estrada. E também vamos abrir caminhos através da oficina, estimulando a produção cultural dentro do curso, bem como o compartilhamento de ideias". As inscrições para a oficina já terminaram, e o resultado dos dez escolhidos para participar deve sair durante o bate-papo com o grupo na sexta-feira.
Ainda a ser realizada, a peça já deixa um gosto de "quero-mais" para o público, assim como para o Grupo Galpão. "Para nós que gostamos de levar nossos espetáculos à novas praças, estamos com boas expectativas. Por enquanto não há previsão de retorno. Como o futuro à Deus pertence, temos esperanças de levar nossos outros trabalhos para Palmas numa próxima oportunidade", diz Simone.
Serviço:
Programação em Palmas:
Bate-Papo com Grupo Galpão: Sexta-feira, 19 de Setembro, 10h
Espetáculo "Os Gigantes da Montanha": Sexta-feira, 19 de Setembro, 21h
Oficina "Encontro com Grupo Galpão": Sábado, 20 de Setembro, 9h
Programação em Araguaína:
Espetáculo "Os Gigantes da Montanha": Domingo, 21 de Setembro, 21h
Oficina "Encontro com Grupo Galpão": Domingo, 20 de Setembro, 9h
Ficha Técnica:
Peça “Os Gigantes da Montanha” - Grupo Galpão
Direção: Gabriel Villela
Sinopse: "Os gigantes da montanha" é um exemplo da potência da palavra poética do autor, ensaísta e diretor de teatro siciliano, reconhecido por uma obra que equilibra poesia e reflexão sobre arte e ciência. Inacabada, interrompida pela morte do autor – a obra possui final em aberto, permitindo diversas interpretações e contribuindo para a reflexão sobre as inúmeras possibilidades da ficção teatral.
A peça narra a chegada de um grupo teatral decadente a um misterioso lugarejo isolado do restante do mundo, governado pelo mago Cotrone. A condessa Ilse, uma das atrizes principais, está obcecada pela montagem de “A fábula do filho trocado” – e o mago Cotrone convence os atores a permanecerem na vila representando apenas para si mesmos, construindo os fantasmas necessários para completar o elenco. Como a condessa exige que o espetáculo seja apreciado por uma grande público, a solução será convidar os gigantes da montanha, povo vizinho que não valoriza as atividades artísticas.
http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/13335-pela-primeira-vez-no-tocantins-grupo-galpao-apresenta-espetaculos-e-oficinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário