quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Talk Show “Vivências e Memórias da Pedagogia na UFT” abre Simpósio de Educação

Por Talita Melz e José Filho

Talk Show “Vivências e Memórias da Pedagogia na UFT” abriu as atividades do X Simpósio de Educação na noite desta quarta-feira (20). O evento aborda o tema “Formação docente: histórias e perspectivas” e comemora os 10 anos do curso de Pedagogia.

Durante rodada de debates, coordenada pelo professor Damião Rocha, as professoras Rosilene Lagares, coordenadora do PET Pedagogia, Carmem Artioli, coordenadora do Pibid, Dilsilene Santana, coordenadora de Pedagogia e Jocyléia Santana, coordenadora do Mestrado em Educação debateram vários temas ligados à educação, à história da pedagogia e do curso em Palmas. 

As memórias das professoras entrevistadas no Talk Show apresentaram ora pontos em comum ora perspectivas diferentes, que são visões dos fatos históricos da trajetória da Universidade, do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação. Além de relatos das contribuições e importância dos projetos de Monitoria, Bolsa Permanência, Pibic, PET e Pibid e o mestrado.




O curso de Pedagogia forma docentes, conforme as políticas para o ensino superior, porém sofreu alterações ao longo de sua existência. O curso da UFT acompanhou e se moldou as mudanças e a própria realidade do nosso estado. 

“Convém ressaltar a valor das narrativas, das memórias, uma vez que ambas representam um meio de difusão imprescindível no processo histórico social”, conta a Jocyleia, e completa “cujo objeto resulta na preservação da cultura, tradição, mentalidades entre outros valores no âmbito de cada contexto social.” 

Além disso, o retorno ao passado, segundo Jocyléia, auxilia na construção do presente, pois possibilita a compreensão e apreensão do pensamento educacional e das práticas adotadas por profissionais e escolas inseridas neste contexto.

As atividades do evento seguem até a sexta-feira (22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário