Por Deborah Sena e Samuel Lima
Na manhã desta quarta-feira (11) a professora do curso de História, da Universidade Federal do Tocantins, Benvinda Dourado, lançou o livro "Educação em Porto Nacional - uma perspectiva histórica", na sala do Mestrado em Educação, no Câmpus da UFT em Palmas. Os alunos do Mestrado foram incentivados a pesquisar a contribuição das escolas históricas no crescimento do Tocantins.
Professora Benvinda durante o lançamento do livro no Mestrado em Educação (Foto: Deborah Sena)
O livro foi lançado inicialmente na Semana de Cultura de Porto Nacional. A obra faz um estudo da educação na cidade portuense, contendo quatro artigos escritos por Benvinda, sua perspectiva análisa os recorte do XIX ao XX.
O lançamento aconteceu na disciplina de História, Memória e Educação, ministrada pela professora Jocyléia Santana. "Trouxemos a professora Benvinda Barros para falar sobre a memória das escolas confessionais [pertencentes a instituições religiosas]". Para Jocyléia, estudar essas instituições tradicionais de ensino faz parte da ''valorização da historia e memória do Tocantins''.
Benvinda Dourado conta que despertou para o assunto ainda enquanto cursava mestrado. Em 2007 ela lançou o livro ''Memória de professores portuenses". "Então percebi a necessidade de estudos e referências aprofundadas sobre a educação no Tocantins", ressalta.
Leia mais notícias sobre a UFT aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário