sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Parfor encerra módulo de aulas presenciais.

      "Uma oportunidade para a Universidade aprender sobre a Educação Básica". Assim o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), que encerrou seu módulo de aulas presenciais no Câmpus de Palmas nesta terça-feira (6), é definido pela coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Dilsilene Santana.

       Professores em formação, apoiadores do projeto e acadêmicos de Pedagogia participaram do evento que teve abertura com apresentação musical do estudante de artes, Rubão Ayres, e palestra com o professor Damião Rocha sobre as mudanças recentes no currículo da educação básica.
Professores em formação assistem a programação do encerramento modular do PARFOR
(Foto: Deborah Sena)
    
         Na palestra, o professor Damião provocou a reflexão sobre os direcionamentos da formação do professor que influenciam sobre seu modo de ensinar. "O que o professor deve ensinar? Qual o método? De que forma ele deve ser aplicado? Estamos aqui discutindo o currículo que aponta diretrizes e bases no trabalho do professor’’, disse.

Sobre o PARFOR

       A cada semestre o programa seleciona professores que atuam em escolas do Tocantins sem curso superior e oferece, entre atividades presenciais e a distância, a mesma formação dos estudantes do curso regular de Pedagogia da UFT. Neste semestre, 1.420 professores participam do curso de formação.

       Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dilsilene Santana, a oferta do programa acrescenta à Universidade Federal do Tocantins a experiência interagir os diversos níveis educacionais no ambiente acadêmico. "Temos professores que passam pelo mestrado, doutorado e vêm para a Universidade sem conhecer a educação básica. Durante essa formação aprendemos muito com os alunos que conhecem essa realidade", afirma ela. O curso de Pedagogia é o responsável pela realização do Parfor na UFT, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação.


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